O aborto

Disponibilidade: Em estoque

R$49,00

O aborto

Sinopse

Estabelecimento do texto e organização de Leonardo Mendes e Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina.


Romance de estreia do escritor macaense Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914), apelidado de “O Zola da Praia Grande”, O aborto aborda assunto atual e ainda polêmico mais de um século depois. Este “romance de escândalo”, como se dizia então, foi sucesso de venda no ano de seu lançamento, 1893, tendo vendido aproximadamente 7000 exemplares nos três primeiros meses. 


Livro raríssimo hoje em dia tanto em bibliotecas quanto em coleções privadas, ele foi alvo de censura desde seu surgimento em folhetim no jornal de Niterói Província do Rio, com o qual Figueiredo Pimentel colaborava como jornalista. Romance naturalista, O aborto conta a história de Maricota, jovem ousada que se muda de Rio Bonito para uma pacata Niterói – então capital da Província – e se apaixona pelo primo Mário, estudante de Farmácia, sendo cobiçada também pelo “Bode Velho”, advogado libidinoso. Surpreendente em sua linguagem direta e na abordagem do tema, este best-seller do século XIX e seu autor merecem ser redescobertos.


Este volume é acompanhado de apresentação, notas, posfácio, documentos e glossário, e inaugura a Coleção Os pequenos naturalistas, coordenada por Leonardo Mendes e  Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina, que pretende resgatar textos de escritores considerados “menores” no cânone literário.


 

Informação Adicional

Número de páginas 172
Ano 2015
Formato 14x21cm
Edição 1ª edição
Número da revista
ISBN 978-85-421-0329-8