Experiência de saber

Escola Letra Freudiana

Revista acadêmica

Disponibilidade: Em estoque

R$65,00

Experiência de saber

Sinopse

A formulação experiência de saber se encontra na apresentação que Lacan faz para seu seminário O ato psicanalítico, de 1967. Ano decisivo em que enuncia também sua proposição para o Analista da Escola e o passe. Constituída por dois termos cruciais da prática analítica, experiência e saber, tal formulação permite ir além, lançando o desafio de se aproximar desse instante apreendido e jamais retido, cujo efeito cada analista dá testemunho. A experiência do inconsciente será sempre singular e original, vivida por cada um, segundo as palavras de Freud, “na própria carne”.
Que haja inconsciente significa dizer que há um saber sem sujeito. Tal subversão permitiu que a descoberta freudiana fundasse um discurso marcado pelo impossível. Para que este discurso tenha efeitos confia-se na linguagem, uma vez que a relação do sujeito ao significante é primeira e constituinte na instauração da experiência analítica assim como na função radical do inconsciente.
Uma experiência em que o insabido do inconsciente força a uma escrita.
O tempo da escrita para os leitores encontra aqui seu lugar nesta ampla publicação da Escola possibilitando que a experiência se renove.

Informação Adicional

Número de páginas 480
Ano 2011
Formato 16x23cm
Edição 1ª edição
Número da revista 43
ISBN 977151652200343