Enquanto aurora: Momentos de uma infância brasileira

Disponibilidade: Em estoque

R$28,00

Enquanto aurora: Momentos de uma infância brasileira

Sinopse

O melhor das férias de Maria (além das aventuras e dos passeios) é poder reencontrar  todos os anos os primos e toda a sua família. Cecília, prima exemplar, Fábio, o calmo, Patrício e Irene, órfãos de mãe, colecionando madrastas; os tios Horácio e Júlio César, mimados desde pequenos. E, é claro, a avó — que fala com as aves, prevê aguaceiros, dá conselhos sábios.


Amor, ciúme, desconfiança são vividos intensamente nas férias, despertando em Maria sentimentos contraditórios. Seu olhar ingênuo (e certeiro) sobre as pessoas nos leva de volta a um tempo único, feito de prazeres simples e de descobertas fascinantes sobre a vida. Com uma escrita saborosa, Margarida Patriota traduz com perfeição o universo mágico da infância, fazendo de todos nós, no instante da leitura, crianças novamente.  


Enquanto Aurora recebeu o Prêmio Ganymedes José de Literatura Juvenil - UBE- RJ - 2011.

Resenhas

Linda Juventude


(Clara Arreguy)


Já fui entrevistada duas vezes pela professora e premiada escritora Margarida Patriota no programa "Autores e Livros", que ela mantém há anos na Rádio Senado. Pessoa, além de brilhante, gentil e de um refinamento raro hoje em dia.

Acabo de ler dela o romance "Enquanto aurora - Momentos de uma infância brasileira" (7Letras, 2012), uma narrativa aparentemente juvenil, mas de uma poesia e uma profundidade que enganam à primeira vista.

A narradora do livro é a adolescente Maria, que nos conta, como quem não quer nada, as aventuras e desventuras dela e dos primos nas férias que compartilham em fazendas e praias pelo Brasil. Enquanto se divertem, os jovens aprendem, sofrem, crescem, cada qual com suas dificuldades.

Uns são órfãos, outros têm irmão pequeno, outros anseiam por maior proximidade com a família.

A sexualidade latente, o amadurecimento acompanhado de alguma filosofia e muita poesia, a narrativa ao mesmo tempo contemporânea e aparentada de narrativas clássicas, a simpatia irresistível de Maria, sua avó, seus tios e primos, fazem de "Enquanto aurora" uma leitura simplesmente deliciosa, imperdível. E que bela edição!

Informação Adicional

Número de páginas 134
Ano 2011
Formato 14x21cm
Edição 1ª edição
Número da revista
ISBN 978-85-7577-896-8