A estética funk carioca: criação e conectividade em Mr. Catra

Mylene Mizrahi

Antropologia

Disponibilidade: Em estoque

R$49,00

A estética funk carioca: criação e conectividade em Mr. Catra

Sinopse

A figura excêntrica e polêmica de Mr. Catra – autor de sucessos como “Mama”, “Adultério”, “Soltinha” que descem o morro e abalam festas da Zona sul – é o ponto de partida para Mylene Mizrahi explorar o universo do funk carioca. Em A estética do funk – Criação e conectividade em Mr. Catra, a autora mergulha sem preconceitos no mundo do funk; derrubando estereótipos, seu estilo inovador de pesquisa aposta na criatividade funk como produto do encontro, destacando o potencial de conectividade dessa cultura.


O olhar atento de pesquisadora de Mylene segue passo a passo o dia a dia de Catra, suas várias mulheres e filhos. Como num documentário, a autora frequenta as vans que levam aos shows do cantor e os bastidores, acompanha suas mulheres em cabeleireiros, circula pelos espaços íntimos de suas famílias, e pelo espaço público da comunidade. E relata tudo neste livro, com a desenvoltura teórica e maturidade de antropóloga. O resultado é uma reveladora etnobiografia, que traz à luz a conectividade entre a favela e o asfalto através de um cantor que circula por entre os dois mundos; um artista que é produto da periferia, e que usa o escracho, o erotismo hilário e o deboche como armas de comunicação para divertir todas as classes.


Escolhendo um caminho à margem da vertente dominante de estudos sobre o funk, que os circunscrevem à periferia, Mylene Mizhari dá um salto ousado (e bem-sucedido) nesta obra, revelando não só novos aspectos do seu objeto de pesquisa mas, principalmente, novos modos de se pensar as possibilidades dos estudos antropológicos contemporâneos.

Informação Adicional

Número de páginas 316
Ano 2014
Formato 15,5x23cm
Edição 1ª edição
Número da revista
ISBN 978-85-421-0216-1